21 de dezembro de 2012

ABCAO realiza reunião técnica em Minas Gerais

A Associação Brasileira de Armazenagem – ABCAO – realizou nos dias 13 e 14 de dezembro em Belo Horizonte-MG, Reunião Técnica para discutir a situação da armazenagem no país e os avanços para o desenvolvimento do setor. Na abertura do evento, o presidente da ABCAO Silvestre Tino Staniszewski, fez uma análise da situação de armazenamento no Brasil, destacando os avanços da agricultura nos últimos anos. “Com um aumento de apenas 30% na área cultivada nos últimos 35 anos, crescemos aproximadamente 250% na produção de grãos do Brasil, mas na área de armazenagem não obtivemos a mesma evolução.
Temos um grande déficit na capacidade total de armazenamento do país. Precisamos fazer um esforço conjunto entre governo e iniciativa privada para ampliar a capacidade estática de armazenagem no Brasil”, destacou Staniszewski.
O presidente da CASEMG Márcio Cunha, falou da importância da realização da Reunião em Belo Horizonte, para o fortalecimento da companhia de armazéns e silos de Minas Gerais: “agradeço a ABCAO pelo apoio que tem dado à Casemg, no momento que passamos por um processo de recuperação e modernização”.
Contando com representantes da CASEMG, CODAPAR e CEAGESP, cerca de 50 técnicos assistiram no primeiro dia da reunião, a palestra proferida pelo professor da Universidade de Viçosa Adílio Flauzino, sobre a “influência da secagem e esfriamento de grãos sobre a sua qualidade na armazenagem”.
No segundo dia do evento, técnicos das companhias associadas, discutiram sobre os processos de melhoria da qualidade dos grãos armazenados visando sempre a segurança alimentar e nutricional, como as perdas durante a armazenagem, controle de estoques, quebras técnicas, contratos de quebra zero, normativas, etc.
O diretor técnico José Lourenço Pechtoll, destacou a participação da ABCAO no Grupo de Trabalho (GT) instituído pelo MAPA, que está elaborando o Plano Nacional de Armazenagem (PNA). A ABCAO também participa da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio e na Comissão Técnica do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras.
Visando dar continuidade às discussões envolvendo todo o processo de armazenagem e a troca de experiências entre as associadas da ABCAO, o secretário executivo Gilson Graniski anunciou a realização da próxima reunião para o mês de março de 2013.

Deixe seu comentário

*