28 de novembro de 2013

Conab realiza nona etapa de fiscalização de estoques públicos

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciam, esta semana, a nona etapa de fiscalização dos estoques públicos. Cerca de 37 profissionais irão inspecionar os armazéns de todas as regiões do país. Os trabalhos prosseguem até dia 14 de dezembro. Os fiscais observam, entre outros quesitos, as condições de armazenagem, conservação e a quantidade de grãos armazenados.

A expectativa da Companhia, nesta etapa, é fiscalizar 705.827 mil toneladas de grãos entre milho, trigo, café, feijão e arroz, depositados em 261 armazéns públicos e privados do país. Os produtos foram adquiridos por meio de Aquisição do Governo Federal – AGF e Contrato de Opção, entre outras modalidades.

Nas outras oito etapas da fiscalização, foram vistoriadas 7.339.933 milhões de toneladas de alimentos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Apenas na oitava etapa, foram fiscalizadas 947.100 mil toneladas. Mais de 200 profissionais estiveram envolvidos nestas ações.

Contrato de opção

Neste mês a Companhia também realiza uma operação especial de fiscalização dos produtos a serem adquiridos por meio de contratos de opção lançados recentemente, a fim de garantir a qualidade e a quantidade dos estoques a serem formados.

Para isso, oito técnicos farão a inspeção. “Este tipo de fiscalização aumenta a credibilidade dos programas de sustentação e garantia de preços e de abastecimento do mercado interno”, ressalta o superintendente de fiscalização de estoques da Conab, Francisco Farage. As vistorias serão realizadas na totalidade dos estoques depositados no estado de Mato Grosso. (Flávia Agnello/ Conab)

Deixe seu comentário

*